Pages

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aborto, Direito de viver ou Direito de morrer ?


Vida... A luz que brilha intensamente na existência de um ser
A luz que nos guia no mundo obscuro
Luz que ilumina e que nós dar juízo
Viver... Ficar vivo
Respirar... Inspirar
Sorrir... Chorar
Correr... Andar
Fechar os olhos e dormir
Será você capaz de apagar essa luz e não permitir que ela brilhe?
(poema feito por Alexandre  blog → http://aleh-alexandre.blogspot.com/)

Em outros post que fiz tenho  sido claramente que sou contra o aborto!, assiste na tv esses dias sobre um comercial que esta sendo muito polémico, que da a ideia bem claramente para se fazer o aborto nos países que apoiam o aborto então vou mostrar a vocês as vantagens e desvantagens e deixar vocês decidirem o que acham melhor, e qual você apoiariam ?
Muitas vezes é mais fácil não pensar no assunto quando se tem a ideia de fazer, mais porque não pensar é algo muito feio e doloroso para não ser pensado ?
Abortamento sempre constitui num problema para a humanidade tanto no nível teórico como no pratico, numa grande interrogação para a conciência humana, pois envolve elementos da cultura e ciência.
 Sob o ponto de vista:
  • Medico-legal "abortamento é a interrupção da gravidez antes do termo normal, com a morte do concepto.''
  • Medico "abortamento é a expulsão do concepto de ser viável". 
Tipos de abortamento

I- Espontâneo - acontece sem a intervenção humana.
Provocado - desencadeado por atitude humana intencional ou não.

II- Direto - ação ou intervenção que tenha como fim ou como meio a expulsão de concepto inviável.
    Indireto- ação ou intervenção que indiretamente tenta como efeito a expulsão do concepto inviável.
   Criminoso - expulsão voluntária, provocada, do concepto inviável.

Todos os abortos não são reconhecidos legalmente.
  1. Motivo eugênico → Utilizado para aperfeiçoar a raça humana. Ex: gestante com rubéola. O Abortamento eugênico é confundido com o terapêutico (legalmente aceito).
  2. Motivo social ou sentimental → Utilizado para ocultar uma situação ou para "salva a honra".
  3. Motivo económico → Utilizado pelo fato de mais um filho não ser compatível com a renda familiar.
Abortamento e os códigos.
Juridicamente, o abortamento  é abordado por 2 correntes:
Concepcionista → (aceita a presença da pessoa jurídica a partir da fecundação).
Natalista → (não reconhece no feto qualidade humana).

Código de ética médica
" O médico não deverá provocar abortamento, salvo quando não houver outro meio de salvar a vida da gestante ou quando resultar de estrupo, mas sempre depois do consentimento expresso da gestante ou de seu representante legal "(art.54).
1º) Em qualquer destes casos, expresso na lei, o medico poderá intervir depois do parecer de , pelo menos, dois colegas, ouvidos em conferencia.

2º) Da conferencia será lavrada ata em 3 vias, uma das quais será enviada ao CRM, outra ao diretor clínico do estabelecimento em que se vai realizar a intervenção, ficando a terceira em poder do profissional que executara o ato cirúrgico.

Código de deontologia de enfermagem
"É proibido ao enfermeiro: provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação."

Código Penal Brasileiro 
Art. 124 - Provocar aborto em si mesmo ou consentir que outrem lhe provoque. Pena : Detenção de 1 a 3 anos.
Art. 125 - Provocar aborto sem o consentimento da gestante. Pena: Reclusão de 3 a 10 anos.
Art. 126 - Provocar o aborto com o consentimento da gestante. Pena :  1 a 4 anos.

Paragrafo único.
Aplica-se a pena de 2 artigos anteriores se a gestante não é maior de 14 anos ou é alienada ou débil mental ou se consentimento é obtido mediante fraude, grave ameaça ou violência.
Art. 127 - As penas cominadas nos 2 artigos anterios são aumentadas de 1/3 se, em consequencia do aborto ou dos meios empregados para provoca-lo, a gestante sofre lesão corporal de natureza grave, e são duplicadas se por qualquer dessas causas lhe sobrevém a morte.
Art. 128 - Não se pune aborto provocado por medico:
  1. Se não há outro meio de salvar a vida da mãe;
  2. Se a gravidez resulta de estrupo e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.
O aborto, independente dos códigos, envolve problemas individuais, socias e o conceito que se tem da vida e o valor que a ela se dá. Geralmente o aborto é mais fuga de situação dramática ou de emergencia que uma convicção sobre a sua verdade.

  O que é Aborto?
O Aborto é definido como a Interrupção da gravidez antes que o feto possa sobreviver fora do útero. Popularmente, o termo aborto se refere ao término deliberado ou induzido de uma gravidez, enquanto que o término espontâneo de uma gravidez é chamado de aborto espontâneo .

O que é Aborto Espontâneo ?
É o término acidental de uma gravidez com menos de 20 semanas de gestação. A causa mais comum é um defeito no embrião ou feto que impede seu desenvolvimento natural. O defeito pode ser hereditário, causado pela exposição da mãe a certos medicamentos ou radiação, ou resultar de doenças infecciosas.
O primeiro sintoma de um aborto espontâneo é sangramento vaginal. Isto requer atenção médica imediata. Um feto nascido após cerca de 20 semanas de gestação é chamado natimorto (se nascido morto) ou prematuro (se nascido vivo).
Como é feito o aborto? Tipos de aborto ?

Sucção ou Aspiração
O aborto por sucção pode ser feito até a 12ª semana após o último período menstrual (amenorréia). Este aborto pode ser feito com anestesia local ou geral. Com a local a paciente toma uma injeção intramuscular de algum analgésico. Já na mesa de operação faz um exame pra determinar o tamanho e a posição do útero. Se for anestesia geral, toma-se uma hora antes da operação uma injeção intramuscular de Thionembutal. Inicia então uma infusão intravenosa. O Thionembutalr o tamanho e a posição do útero. Se for anestesia geral, toma-se uma hora antes da operação uma injeção intramuscular de Thionembutal. Inicia então uma infusão intravenosa. O Thionembutal adormece o paciente e um anestésico geral por inalação como o Óxido de Nitroso é administrado através de uma máscara. A partir daí o procedimento é o mesmo da anestesia geral e local. O colo do útero é imobilizado por uma tenáculo, e lentamente dilatado pela inserção de uma série de dilatadores cervicais. Depois está relacionada a quantidade de semanas de gestação. Liga-se esta ponta ao aparelho de sucção, no qual irá evacuar completamente os produtos da concepção. A sucção afrouxa delicadamente o tecido da parte uterina e aspira-o, provocando contrações do útero, o que diminui a perda de sangue. Com a anestesia local, usa-se uma injeção de Ergotrate para contrair, o que pode causar náusea e vômitos.

Curetagem
Na curetagem é feita a dilatação do colo do útero e com uma cureta (instrumento de aço semelhante a uma colher) é feita a raspagem suave do revestimento uterino do embrião, da placenta e das membranas que envolvem o embrião. A curetagem pode ser realizada até a 15ª semana após a última menstruação. Este tipo de aborto é muito perigoso, por que pode ocorrer perfuramento da parede uterina, tendo sangramento abundante. Outro fator importante é que se pode tirar muito tecido, causando a esterilidade.

Drogas e Plantas
Existem muitas substâncias que quando tomadas causam o aborto. Algumas são tóxicos inorgânicos, como arsênio, antimônio, chumbo, cobre, ferro, fósforo e vários ácidos e sais. As plantas são: absinto (losna, abuteia, alecrim, algodaro, arruba, cipómil – homens, esperradura e várias ervas amargas).Todas estas substâncias tem de ser tomadas em grande quantidade para que ocorra o aborto. O risco de abortar é tão grande como o de morrer, ou quase.

MINI-ABORTO
É feito quando a mulher está a menos de 7 semanas sem menstruar. O médico faz um exame manual interno para determinar o tamanho do feto e a posição do útero. Lava-se a vagina com uma solução anti-séptica e com uma agulha fina, anestesia o útero em três pontos, prende-se o órgão com um tipo de fórceps chamado tenáculo, uma sonda de plástico fino e flexível é introduzida no útero. A esta sonda liga-se um aparelho de sucção e remove-se o endométrio e os produtos de concepção. A mulher que faz o mini-aborto, depois da operação pode Ter cólicas uterinas, náuseas, suor e reações de fraqueza. A mesma não pode Ter relações sexuais e nem usar tampão nas 3 ou 4 semanas seguintes para evitar complicações ou infecções.

Envenenamento por sal
É feito do 16ª à 24ª semana de gestação.O médico aplica anestesia local num ponto situado entre o umbigo e a vulva, no qual irá ultrapassar a parede do abdome, do útero e do âmnio ( bolsa d’água). Com esta seringa aspira-se o fluído amniótico, no qual será substituído por uma solução salina ou uma solução de protaglandina.Após um prazo de 24 à 48 horas, por efeito de contrações do feto é expulso pela vagina, como num parto normal. O risco apresentado por este tipo de aborto é a aplicação errada da anestesia, e a solução ter sido injetada fora do âmnio, causando a morte instantânea.

Sufocamento 
 Este método de aborto é chamado de "parto parcial". Nesse caso, puxa-se o bebe pra fora deixando apenas a cabeça dentro, já que ela é grande demais. Daí introduz-se um tubo em sua nuca, que sugará a sua massa cerebral, levando-o à sua morte. Só então o bebê consegue ser totalmente retirado. 

Esquartejamento 
O feto é esquartejado ainda dentro da mãe. Deixando-o em pedaços por pinças e instrumentos pefurocortantes. Retirada do liquido amniótico.Esta é uma das maneiras mais lentas de praticar o aborto: O abortista retira o liquido amniótico de dentro do útero e coloca uma substância contendo sal.

Nas maneiras que são cometidas também caseiramente são usando a agulha de trico, introduzindo a agulha na vagina até provocar o aborto, tenha ele sido ou não retirado de dentro do utero, e corre muito de ser provocado o aborto desta maneira e depois a causadora provocar um hospital e fala que foi acidental ou espontâneo.


Complicações do aborto

 Método da Aspiração

1. Laceração do colo uterino provocada pelo uso de dilatadores.

Consequências:- insuficiência do colo uterino, favorecendo abortos sucessivos no primeiro e no segundo trimestre (10% das pacientes);- partos prematuros, na 20ª ou 30ª semana de gestação.

2. Perfuração do útero

Acontece quando é usada a colher de curetagem ou o aspirador; mais frequentemente, através do histerômetro (instrumento que mede a cavidade uterina). O útero grávido é muito frágil e fino; pode ser perfurado sem que o cirurgião se dê conta. É uma complicação muito séria.
Conseqüências:- infecção e obstrução das trompas, provocando esterilidade;- intervenção para estancar a hemorragia produzida;- perigo de lesão no intestino, na bexiga ou nas trompas;- a artéria do útero, nesses casos, freqüentemente, é atingida, criando a necessidade de histerectomia (extirpação do útero), se não for possível estancar a hemorragia.

3. Hemorragias uterinas

Perda de sangue ou fortes hemorragias causadas pela falta de contração do músculo uterino. As perdas de sangue são mais intensas se a gravidez for avançada. Essas perdas são de 200 ml na 10ª semana de gravidez, 350 na 12ª, 450 na 13ª semana...
Conseqüências:- necessidade de transfusão de sangue;- ablação do útero, se a hemorragia não for estancada.

4. Endometrite (inflamação) pós-aborto (infecção uterina secundária, decorrente do aborto).

Apesar dos antibióticos administrados antes do aborto; há grande incidência de infecções e obstrução de trompas.
Conseqüências:- esterilidade- Gravidez ectópica (fora do lugar apropriado).

5. Evacuação incompleta da cavidade uterina. Necessidade de prolongar a sucção e de fazer uma curetagem imediata.

Danos e conseqüências:- possibilidade de extração do endométrio (mucosa uterina);- formação de aderências no interior do útero e, como conseqüência, esterilidade, frequentemente amenorréia (ausência de menstruação);- possibilidade de placenta prévia na gravidez seguinte, criando a necessidade de cesariana.

 A chamada Extração Menstrual

É possível que a paciente não esteja grávida.
Pode ocorrer uma extração

 Método das Laminárias

(tampão esterilizado feito de algas marinhas)
Pode ocorrer que fique preso tornando-se necessária uma histerectomia (extração do útero).
Conseqüências:- infecções graves por causa da presença de corpo estranho- as mesmas da histerectomia.

 Solução Hipertônica Salina (Gravidez de 12 a 20 semanas)

Complicações muito sérias:- retenção da placenta e hemorragia (50% necessitam de curetagem).
As mesmas complicações que uma curetagem pode produzir, com o agravante de uma possível perfuração do útero e da formação de aderências;- infecção e endometrite (inflamação da mucosa do útero);- hemorragia;- coagulopatia e hemorragia abundante;- intoxicação por retenção de água; efeitos secundários do soro salino e da pituita que podem causar falhas de funcionamento do coração e morte;- perigo de entrada de solução salina na corrente sanguínea da mãe com efeitos mortais;- possibilidade de gravidez mais avançada do que a informada pela mãe e, na ausência de um exame sério, poderia abortar uma criança de 2 quilos ou 2 quilos e meio. Esse tipo de aborto apresenta um perigo dez vezes superior à curetagem. A mortalidade vai de 4 a 22 por mil.
As razões do aborto denominado terapêutico são uma contra-indicação para o aborto através de solução salina.

 Histerectomia (extração total do útero)

Complicações:
Os mesmos perigos e complicações de toda cirurgia intra-abdominal: hemorragia, infecção, peritonite, lesões da bexiga e dos ureteres. Complicações variadas em 38 a 61 por mil.

Complicações tardias do aborto

Insuficiência ou incapacidade do colo uterino.

Dentre todas as complicações, a mais grave é a hemorragia, que transforma a nova gravidez em gravidez de alto risco. 

O aborto criou novas enfermidades: síndrome de ASHERMAN e complicações tardias, que poderão provocar necessidade de cesariana ou de histerectomia. 

Consequencias sobre a criança não nascida 

1 - Sobre a criança abortada:

- dores intensas (o feto é sensível à dor);- morte violenta;- aborto de crianças vivas que se deixam morrer.

2 - Sobre as crianças que nascem depois

Perigos e complicações:- abortos de repetição no primeiro e no segundo trimestre de gravidez;- partos prematuros;- nascimento prematuro, através de cesariana, para salvar a vida da mãe e da criança. Trinta e três por cento de abortos são abortos em que as crianças nascem em posição invertida (de nádegas).- parto difícil, contrações prolongadas;- Gravidez ectópica (fora do lugar) nas trompas, podendo ser fatal para a mãe - para o feto o é sempre - (a gravidez ectópica, nas trompas, é oito vezes mais freqüente depois de aborto provocado;- malformações congênitas provocadas por uma placenta imperfeita;- morte perinatal por prematuridade extra-uterina (50% morrem no primeiro mês de gravidez);- os prematuros que sobrevivem com freqüência são excepcionais (paralisia cerebral, disfunções neurológicas etc.).

Questão psicológica 
 Na mulher → Queda na auto estima pessoal pela destruição do próprio filho;- frigidez (perda do desejo sexual);- aversão ao marido ou ao amante;- culpabilidade ou frustração de seu instinto materno;- desordens nervosas, insônia, neuroses diversas;- doenças psicossomáticas;- depressões;
O período da menopausa é um período crucial para a mulher que provocou aborto. E muitos mais!

Fotos de Aborto aqui →http://www.aborto.com.br/fotos/index.htm

Para quem não quer ter que carregar o fato de ter feito um aborto, para não ter uma gravidez indesejada, é recomendado se que toda familia faça o "Planejamento Familiar".

O que é planejamento familiar ?
Planejamento familiar é o processo pelo qual decide o numero de filhos que terá. alem de ser um direito, o casal deve ter assistencia especializada e ter acesso aos recursos que permitiram optar melhor método.

Métodos aprovados pelo ministério da saúde 
  • Métodos naturais
  • Muco
  • Tabela
  • Temperatura
  • Método de Barreira
  • Camisinha
  • Diafragma
  • Espermicida ou Espermaticida
  • Metodos Hormonais
  • Pílula
  • Método Mecânico
  • DIU
Método de Barreira → Camisinha até pouco tempo conhecida como Camisa de Vênnus a camisinha deve ser utilizada por ambos sexos, ela protege contra doenças sexualmente transmissiveis, além de proteger contra a gravidez indesejada ela não causa alergia por ser feita de latex é facil acesso e deve ser utilizada em todas as relações sexuais inclusive a anal. (Encontra -se gratuitamente em alguns postos de saúde ou nas farmácias).

Diafragma → Segue o método de barreira sendo um anel flexível coberto por uma membrana de borracha ou silicone que é colocada na mulher pela vagina antes de relação sexual + ou - 30 minutos antes e retirada após 06 a 08 horas. Como é um método de barreira ela impede a entrada do espermatozoide no útero. OBS: o diafragma deve ser utilizado concomitante com o espermicida.(encontrado nas farmácias)

Métodos Hormonais → Anticoncepcional Hormonal oral consiste na utilização de composição a base de hormonios o estrogenio e a progesterona que inibem a ovulação pelo bloqueio de um hormonio liberado pela glândula hipofise chmado Gonadotrofina.(Encontrado em farmácias deve se passar antes ao medico para ser calculado devidamente a quantidade de hormonio a ser tomada por casa individuo).

Pílulas Monofásicas → Toma-se uma pílula por dia com a mesma dosagem hormonal ou seja estrogeneo e progesterona, tem seu inicio no 5º dia apóss a mestruação, ate acabar a cartela e tem um intervalo de 7 dias nesse intervalo acontece a descamação do endometrio e consequentemente a mestruação.


Pílulas Multifásicas → Elas apresentam a dosagem hormonal mais baixa do que as pilulas convencionais, toma-se também, uma pilula por dia apresentando dosagens diarias diferentes por isso seguem cores de pilulas diferentes e não causam muito efeito colateral. Obs: Elas devem serem seguidas corretamente por isso não se deve pular ou inverter nenhum dia da cartela.

Minipílulas → Contém dosagem hormonal baixa e é indicada durante o periodo de amamentaçãodeve ser tomada ininterruptamente causando efeitos colaterais quase despercebidos.
Efeitos colaterais : Nauseas, sinsibilidade nas mamas, ganho de peso, retenção de liquidos, alterações do humor, manchas na pele, cefaleia, hipertensão. Sua edicacia diminui com a digestão concomitante de outros medicamentos como antibioticos e ingestão de alcool e useo de drogas.

Anticoncepcionais Injétaveis →  São hormonios injetaveis no musculo as doses tem efeito diferentes podendo durar de 1 a 3 semanas.Dependendo da associação o indice de falha segue os padrões do pílula oral que é 0,1% a 0,6% esse número para injetaveis mensais e para os trimestrais é de 0,3%.

DIU → Dispositivo Intra Uterino, recoberto de cobre inserido na cavidade uterina no primeiro dia da mesntruação, pois existe a dilatação do colo uterino facilitando sua abertura, atua dificultando a passagem do espermatozoide. As desvantagens são: expulsão do dispositivo, dor pélvica, disminorréia (mestruação dificultosa, muitas vezes acompanhada de dor), leucorréia (corrimento vaginal esbranquiçado). è indicado para mulheres com pouco fluxo mentrual e já tenha tido mais de uma ou duas gravidez. Contra indicado á presença de miomas, cancer ginecologico, infecções tubarias, alergia ao cobre.

Tabelinha → A tabelinha não vem mais sendo usada como antes devido n ser 100% de eficacia, para fazer o metodo da tabelinha a mulher precisa ter o ciclo menstrual regular sendo assim as mulheres que n sou reguladas não podem usar o metodo da tabelinha.
Procura -se calcular o inicio e o fim do periodo fertil da mulher. Com a ajuda deum a calendario anota-se pelo menos 6 ciclos menstruais com a data do 1º dia da menstruação e duração de cada ciclo. Esse metodo não apresenta eficacia necessaria para sua exclusiva utilização.

Temperatura → Consiste na observação das alterações fisiologicas de temperatura corporal ao longo do ciclo menstrual, após a ovulação a temperatura basal aumenta entre 0,3 e 0,8cº por ação da progesterona.
Deve se verificar a temperatura por 5 minutos pela manha em repouso deve ser de no mínimo 5 horas.Esse procedimento deve ser realizado no primeiro dia da menstruaçãoaté que a temperatura se eleve por 3 dias ferteis essa temperatura deve ser verificada no minimo por 6 ciclo.

Metodo Muco Cervical → Indica o periodo fertil pelas indicações clinicas do muco cervical produzido pelo colo uterino sob influencia dos hormonios ovarianos. A observação deve ser diaria o muco aparecer de 2 a 3 dias após a menstruação no inicio ele é mais liquido e com o passar dos dias chega a seu apíce tendo apresentação transparencia e elastica, indicando que naquele dia e os seguintes ocorrerá a ovulação. As desvantagens desse metodo éque ele é pouco indicado a mulheres que apresentam doenças cervical e para aquelas que apresentam pouco muco.

Coito Interrompido → è a capacidade que o hoem tem de pressintir o momento da ejaculação, é nesse momento que ele retira o pênis da vagina ejaculando fora da cavidade vaginal. A desvantagem desse metodo é que conforme o penis vai soltando o liquido para lubrificar a vagina algumas vezes vai alguns esperma junto e isso pode gerar numa gravidez indesejada.

Laqueadura → Metodo contraceptivo irreversivel que se realiza a secção das tubas de forma que impeça o encontro do espermatozoide com o ovulo.

Vasectomia → Metodo cirurgico irreversivel, realiza-se um corte nos canais deferentes esse metodo impede a passagem dos espermatozoides para o liquido ejaculatorio.

Também pode ser usados o implanon (que é um anticossepcional colocado abaixo  da derme que, irá soltando os hormonios aos poucos), Nuvaring (anel siliconado), Mirena ( DIU  com cobre), Evra (adesivos).
Sendo assim são encontradas essas e mais metodos e maneiras de prevenção para não se ter uma gravidez indesejada, entre tirar uma vida e fazer uma prevenção qual você escolhe ?


Fontes : http://www.saudevidaonline.com.br/ale_aborto.htm , http://www.aborto.com.br

1 comentários:

Anônimo disse...

Não entendo como conseguem abortar com tesoura ou agulha de tricô,o muco não impede entrada desses objetos?

Postar um comentário

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aborto, Direito de viver ou Direito de morrer ?


Vida... A luz que brilha intensamente na existência de um ser
A luz que nos guia no mundo obscuro
Luz que ilumina e que nós dar juízo
Viver... Ficar vivo
Respirar... Inspirar
Sorrir... Chorar
Correr... Andar
Fechar os olhos e dormir
Será você capaz de apagar essa luz e não permitir que ela brilhe?
(poema feito por Alexandre  blog → http://aleh-alexandre.blogspot.com/)

Em outros post que fiz tenho  sido claramente que sou contra o aborto!, assiste na tv esses dias sobre um comercial que esta sendo muito polémico, que da a ideia bem claramente para se fazer o aborto nos países que apoiam o aborto então vou mostrar a vocês as vantagens e desvantagens e deixar vocês decidirem o que acham melhor, e qual você apoiariam ?
Muitas vezes é mais fácil não pensar no assunto quando se tem a ideia de fazer, mais porque não pensar é algo muito feio e doloroso para não ser pensado ?
Abortamento sempre constitui num problema para a humanidade tanto no nível teórico como no pratico, numa grande interrogação para a conciência humana, pois envolve elementos da cultura e ciência.
 Sob o ponto de vista:
  • Medico-legal "abortamento é a interrupção da gravidez antes do termo normal, com a morte do concepto.''
  • Medico "abortamento é a expulsão do concepto de ser viável". 
Tipos de abortamento

I- Espontâneo - acontece sem a intervenção humana.
Provocado - desencadeado por atitude humana intencional ou não.

II- Direto - ação ou intervenção que tenha como fim ou como meio a expulsão de concepto inviável.
    Indireto- ação ou intervenção que indiretamente tenta como efeito a expulsão do concepto inviável.
   Criminoso - expulsão voluntária, provocada, do concepto inviável.

Todos os abortos não são reconhecidos legalmente.
  1. Motivo eugênico → Utilizado para aperfeiçoar a raça humana. Ex: gestante com rubéola. O Abortamento eugênico é confundido com o terapêutico (legalmente aceito).
  2. Motivo social ou sentimental → Utilizado para ocultar uma situação ou para "salva a honra".
  3. Motivo económico → Utilizado pelo fato de mais um filho não ser compatível com a renda familiar.
Abortamento e os códigos.
Juridicamente, o abortamento  é abordado por 2 correntes:
Concepcionista → (aceita a presença da pessoa jurídica a partir da fecundação).
Natalista → (não reconhece no feto qualidade humana).

Código de ética médica
" O médico não deverá provocar abortamento, salvo quando não houver outro meio de salvar a vida da gestante ou quando resultar de estrupo, mas sempre depois do consentimento expresso da gestante ou de seu representante legal "(art.54).
1º) Em qualquer destes casos, expresso na lei, o medico poderá intervir depois do parecer de , pelo menos, dois colegas, ouvidos em conferencia.

2º) Da conferencia será lavrada ata em 3 vias, uma das quais será enviada ao CRM, outra ao diretor clínico do estabelecimento em que se vai realizar a intervenção, ficando a terceira em poder do profissional que executara o ato cirúrgico.

Código de deontologia de enfermagem
"É proibido ao enfermeiro: provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação."

Código Penal Brasileiro 
Art. 124 - Provocar aborto em si mesmo ou consentir que outrem lhe provoque. Pena : Detenção de 1 a 3 anos.
Art. 125 - Provocar aborto sem o consentimento da gestante. Pena: Reclusão de 3 a 10 anos.
Art. 126 - Provocar o aborto com o consentimento da gestante. Pena :  1 a 4 anos.

Paragrafo único.
Aplica-se a pena de 2 artigos anteriores se a gestante não é maior de 14 anos ou é alienada ou débil mental ou se consentimento é obtido mediante fraude, grave ameaça ou violência.
Art. 127 - As penas cominadas nos 2 artigos anterios são aumentadas de 1/3 se, em consequencia do aborto ou dos meios empregados para provoca-lo, a gestante sofre lesão corporal de natureza grave, e são duplicadas se por qualquer dessas causas lhe sobrevém a morte.
Art. 128 - Não se pune aborto provocado por medico:
  1. Se não há outro meio de salvar a vida da mãe;
  2. Se a gravidez resulta de estrupo e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.
O aborto, independente dos códigos, envolve problemas individuais, socias e o conceito que se tem da vida e o valor que a ela se dá. Geralmente o aborto é mais fuga de situação dramática ou de emergencia que uma convicção sobre a sua verdade.

  O que é Aborto?
O Aborto é definido como a Interrupção da gravidez antes que o feto possa sobreviver fora do útero. Popularmente, o termo aborto se refere ao término deliberado ou induzido de uma gravidez, enquanto que o término espontâneo de uma gravidez é chamado de aborto espontâneo .

O que é Aborto Espontâneo ?
É o término acidental de uma gravidez com menos de 20 semanas de gestação. A causa mais comum é um defeito no embrião ou feto que impede seu desenvolvimento natural. O defeito pode ser hereditário, causado pela exposição da mãe a certos medicamentos ou radiação, ou resultar de doenças infecciosas.
O primeiro sintoma de um aborto espontâneo é sangramento vaginal. Isto requer atenção médica imediata. Um feto nascido após cerca de 20 semanas de gestação é chamado natimorto (se nascido morto) ou prematuro (se nascido vivo).
Como é feito o aborto? Tipos de aborto ?

Sucção ou Aspiração
O aborto por sucção pode ser feito até a 12ª semana após o último período menstrual (amenorréia). Este aborto pode ser feito com anestesia local ou geral. Com a local a paciente toma uma injeção intramuscular de algum analgésico. Já na mesa de operação faz um exame pra determinar o tamanho e a posição do útero. Se for anestesia geral, toma-se uma hora antes da operação uma injeção intramuscular de Thionembutal. Inicia então uma infusão intravenosa. O Thionembutalr o tamanho e a posição do útero. Se for anestesia geral, toma-se uma hora antes da operação uma injeção intramuscular de Thionembutal. Inicia então uma infusão intravenosa. O Thionembutal adormece o paciente e um anestésico geral por inalação como o Óxido de Nitroso é administrado através de uma máscara. A partir daí o procedimento é o mesmo da anestesia geral e local. O colo do útero é imobilizado por uma tenáculo, e lentamente dilatado pela inserção de uma série de dilatadores cervicais. Depois está relacionada a quantidade de semanas de gestação. Liga-se esta ponta ao aparelho de sucção, no qual irá evacuar completamente os produtos da concepção. A sucção afrouxa delicadamente o tecido da parte uterina e aspira-o, provocando contrações do útero, o que diminui a perda de sangue. Com a anestesia local, usa-se uma injeção de Ergotrate para contrair, o que pode causar náusea e vômitos.

Curetagem
Na curetagem é feita a dilatação do colo do útero e com uma cureta (instrumento de aço semelhante a uma colher) é feita a raspagem suave do revestimento uterino do embrião, da placenta e das membranas que envolvem o embrião. A curetagem pode ser realizada até a 15ª semana após a última menstruação. Este tipo de aborto é muito perigoso, por que pode ocorrer perfuramento da parede uterina, tendo sangramento abundante. Outro fator importante é que se pode tirar muito tecido, causando a esterilidade.

Drogas e Plantas
Existem muitas substâncias que quando tomadas causam o aborto. Algumas são tóxicos inorgânicos, como arsênio, antimônio, chumbo, cobre, ferro, fósforo e vários ácidos e sais. As plantas são: absinto (losna, abuteia, alecrim, algodaro, arruba, cipómil – homens, esperradura e várias ervas amargas).Todas estas substâncias tem de ser tomadas em grande quantidade para que ocorra o aborto. O risco de abortar é tão grande como o de morrer, ou quase.

MINI-ABORTO
É feito quando a mulher está a menos de 7 semanas sem menstruar. O médico faz um exame manual interno para determinar o tamanho do feto e a posição do útero. Lava-se a vagina com uma solução anti-séptica e com uma agulha fina, anestesia o útero em três pontos, prende-se o órgão com um tipo de fórceps chamado tenáculo, uma sonda de plástico fino e flexível é introduzida no útero. A esta sonda liga-se um aparelho de sucção e remove-se o endométrio e os produtos de concepção. A mulher que faz o mini-aborto, depois da operação pode Ter cólicas uterinas, náuseas, suor e reações de fraqueza. A mesma não pode Ter relações sexuais e nem usar tampão nas 3 ou 4 semanas seguintes para evitar complicações ou infecções.

Envenenamento por sal
É feito do 16ª à 24ª semana de gestação.O médico aplica anestesia local num ponto situado entre o umbigo e a vulva, no qual irá ultrapassar a parede do abdome, do útero e do âmnio ( bolsa d’água). Com esta seringa aspira-se o fluído amniótico, no qual será substituído por uma solução salina ou uma solução de protaglandina.Após um prazo de 24 à 48 horas, por efeito de contrações do feto é expulso pela vagina, como num parto normal. O risco apresentado por este tipo de aborto é a aplicação errada da anestesia, e a solução ter sido injetada fora do âmnio, causando a morte instantânea.

Sufocamento 
 Este método de aborto é chamado de "parto parcial". Nesse caso, puxa-se o bebe pra fora deixando apenas a cabeça dentro, já que ela é grande demais. Daí introduz-se um tubo em sua nuca, que sugará a sua massa cerebral, levando-o à sua morte. Só então o bebê consegue ser totalmente retirado. 

Esquartejamento 
O feto é esquartejado ainda dentro da mãe. Deixando-o em pedaços por pinças e instrumentos pefurocortantes. Retirada do liquido amniótico.Esta é uma das maneiras mais lentas de praticar o aborto: O abortista retira o liquido amniótico de dentro do útero e coloca uma substância contendo sal.

Nas maneiras que são cometidas também caseiramente são usando a agulha de trico, introduzindo a agulha na vagina até provocar o aborto, tenha ele sido ou não retirado de dentro do utero, e corre muito de ser provocado o aborto desta maneira e depois a causadora provocar um hospital e fala que foi acidental ou espontâneo.


Complicações do aborto

 Método da Aspiração

1. Laceração do colo uterino provocada pelo uso de dilatadores.

Consequências:- insuficiência do colo uterino, favorecendo abortos sucessivos no primeiro e no segundo trimestre (10% das pacientes);- partos prematuros, na 20ª ou 30ª semana de gestação.

2. Perfuração do útero

Acontece quando é usada a colher de curetagem ou o aspirador; mais frequentemente, através do histerômetro (instrumento que mede a cavidade uterina). O útero grávido é muito frágil e fino; pode ser perfurado sem que o cirurgião se dê conta. É uma complicação muito séria.
Conseqüências:- infecção e obstrução das trompas, provocando esterilidade;- intervenção para estancar a hemorragia produzida;- perigo de lesão no intestino, na bexiga ou nas trompas;- a artéria do útero, nesses casos, freqüentemente, é atingida, criando a necessidade de histerectomia (extirpação do útero), se não for possível estancar a hemorragia.

3. Hemorragias uterinas

Perda de sangue ou fortes hemorragias causadas pela falta de contração do músculo uterino. As perdas de sangue são mais intensas se a gravidez for avançada. Essas perdas são de 200 ml na 10ª semana de gravidez, 350 na 12ª, 450 na 13ª semana...
Conseqüências:- necessidade de transfusão de sangue;- ablação do útero, se a hemorragia não for estancada.

4. Endometrite (inflamação) pós-aborto (infecção uterina secundária, decorrente do aborto).

Apesar dos antibióticos administrados antes do aborto; há grande incidência de infecções e obstrução de trompas.
Conseqüências:- esterilidade- Gravidez ectópica (fora do lugar apropriado).

5. Evacuação incompleta da cavidade uterina. Necessidade de prolongar a sucção e de fazer uma curetagem imediata.

Danos e conseqüências:- possibilidade de extração do endométrio (mucosa uterina);- formação de aderências no interior do útero e, como conseqüência, esterilidade, frequentemente amenorréia (ausência de menstruação);- possibilidade de placenta prévia na gravidez seguinte, criando a necessidade de cesariana.

 A chamada Extração Menstrual

É possível que a paciente não esteja grávida.
Pode ocorrer uma extração

 Método das Laminárias

(tampão esterilizado feito de algas marinhas)
Pode ocorrer que fique preso tornando-se necessária uma histerectomia (extração do útero).
Conseqüências:- infecções graves por causa da presença de corpo estranho- as mesmas da histerectomia.

 Solução Hipertônica Salina (Gravidez de 12 a 20 semanas)

Complicações muito sérias:- retenção da placenta e hemorragia (50% necessitam de curetagem).
As mesmas complicações que uma curetagem pode produzir, com o agravante de uma possível perfuração do útero e da formação de aderências;- infecção e endometrite (inflamação da mucosa do útero);- hemorragia;- coagulopatia e hemorragia abundante;- intoxicação por retenção de água; efeitos secundários do soro salino e da pituita que podem causar falhas de funcionamento do coração e morte;- perigo de entrada de solução salina na corrente sanguínea da mãe com efeitos mortais;- possibilidade de gravidez mais avançada do que a informada pela mãe e, na ausência de um exame sério, poderia abortar uma criança de 2 quilos ou 2 quilos e meio. Esse tipo de aborto apresenta um perigo dez vezes superior à curetagem. A mortalidade vai de 4 a 22 por mil.
As razões do aborto denominado terapêutico são uma contra-indicação para o aborto através de solução salina.

 Histerectomia (extração total do útero)

Complicações:
Os mesmos perigos e complicações de toda cirurgia intra-abdominal: hemorragia, infecção, peritonite, lesões da bexiga e dos ureteres. Complicações variadas em 38 a 61 por mil.

Complicações tardias do aborto

Insuficiência ou incapacidade do colo uterino.

Dentre todas as complicações, a mais grave é a hemorragia, que transforma a nova gravidez em gravidez de alto risco. 

O aborto criou novas enfermidades: síndrome de ASHERMAN e complicações tardias, que poderão provocar necessidade de cesariana ou de histerectomia. 

Consequencias sobre a criança não nascida 

1 - Sobre a criança abortada:

- dores intensas (o feto é sensível à dor);- morte violenta;- aborto de crianças vivas que se deixam morrer.

2 - Sobre as crianças que nascem depois

Perigos e complicações:- abortos de repetição no primeiro e no segundo trimestre de gravidez;- partos prematuros;- nascimento prematuro, através de cesariana, para salvar a vida da mãe e da criança. Trinta e três por cento de abortos são abortos em que as crianças nascem em posição invertida (de nádegas).- parto difícil, contrações prolongadas;- Gravidez ectópica (fora do lugar) nas trompas, podendo ser fatal para a mãe - para o feto o é sempre - (a gravidez ectópica, nas trompas, é oito vezes mais freqüente depois de aborto provocado;- malformações congênitas provocadas por uma placenta imperfeita;- morte perinatal por prematuridade extra-uterina (50% morrem no primeiro mês de gravidez);- os prematuros que sobrevivem com freqüência são excepcionais (paralisia cerebral, disfunções neurológicas etc.).

Questão psicológica 
 Na mulher → Queda na auto estima pessoal pela destruição do próprio filho;- frigidez (perda do desejo sexual);- aversão ao marido ou ao amante;- culpabilidade ou frustração de seu instinto materno;- desordens nervosas, insônia, neuroses diversas;- doenças psicossomáticas;- depressões;
O período da menopausa é um período crucial para a mulher que provocou aborto. E muitos mais!

Fotos de Aborto aqui →http://www.aborto.com.br/fotos/index.htm

Para quem não quer ter que carregar o fato de ter feito um aborto, para não ter uma gravidez indesejada, é recomendado se que toda familia faça o "Planejamento Familiar".

O que é planejamento familiar ?
Planejamento familiar é o processo pelo qual decide o numero de filhos que terá. alem de ser um direito, o casal deve ter assistencia especializada e ter acesso aos recursos que permitiram optar melhor método.

Métodos aprovados pelo ministério da saúde 
  • Métodos naturais
  • Muco
  • Tabela
  • Temperatura
  • Método de Barreira
  • Camisinha
  • Diafragma
  • Espermicida ou Espermaticida
  • Metodos Hormonais
  • Pílula
  • Método Mecânico
  • DIU
Método de Barreira → Camisinha até pouco tempo conhecida como Camisa de Vênnus a camisinha deve ser utilizada por ambos sexos, ela protege contra doenças sexualmente transmissiveis, além de proteger contra a gravidez indesejada ela não causa alergia por ser feita de latex é facil acesso e deve ser utilizada em todas as relações sexuais inclusive a anal. (Encontra -se gratuitamente em alguns postos de saúde ou nas farmácias).

Diafragma → Segue o método de barreira sendo um anel flexível coberto por uma membrana de borracha ou silicone que é colocada na mulher pela vagina antes de relação sexual + ou - 30 minutos antes e retirada após 06 a 08 horas. Como é um método de barreira ela impede a entrada do espermatozoide no útero. OBS: o diafragma deve ser utilizado concomitante com o espermicida.(encontrado nas farmácias)

Métodos Hormonais → Anticoncepcional Hormonal oral consiste na utilização de composição a base de hormonios o estrogenio e a progesterona que inibem a ovulação pelo bloqueio de um hormonio liberado pela glândula hipofise chmado Gonadotrofina.(Encontrado em farmácias deve se passar antes ao medico para ser calculado devidamente a quantidade de hormonio a ser tomada por casa individuo).

Pílulas Monofásicas → Toma-se uma pílula por dia com a mesma dosagem hormonal ou seja estrogeneo e progesterona, tem seu inicio no 5º dia apóss a mestruação, ate acabar a cartela e tem um intervalo de 7 dias nesse intervalo acontece a descamação do endometrio e consequentemente a mestruação.


Pílulas Multifásicas → Elas apresentam a dosagem hormonal mais baixa do que as pilulas convencionais, toma-se também, uma pilula por dia apresentando dosagens diarias diferentes por isso seguem cores de pilulas diferentes e não causam muito efeito colateral. Obs: Elas devem serem seguidas corretamente por isso não se deve pular ou inverter nenhum dia da cartela.

Minipílulas → Contém dosagem hormonal baixa e é indicada durante o periodo de amamentaçãodeve ser tomada ininterruptamente causando efeitos colaterais quase despercebidos.
Efeitos colaterais : Nauseas, sinsibilidade nas mamas, ganho de peso, retenção de liquidos, alterações do humor, manchas na pele, cefaleia, hipertensão. Sua edicacia diminui com a digestão concomitante de outros medicamentos como antibioticos e ingestão de alcool e useo de drogas.

Anticoncepcionais Injétaveis →  São hormonios injetaveis no musculo as doses tem efeito diferentes podendo durar de 1 a 3 semanas.Dependendo da associação o indice de falha segue os padrões do pílula oral que é 0,1% a 0,6% esse número para injetaveis mensais e para os trimestrais é de 0,3%.

DIU → Dispositivo Intra Uterino, recoberto de cobre inserido na cavidade uterina no primeiro dia da mesntruação, pois existe a dilatação do colo uterino facilitando sua abertura, atua dificultando a passagem do espermatozoide. As desvantagens são: expulsão do dispositivo, dor pélvica, disminorréia (mestruação dificultosa, muitas vezes acompanhada de dor), leucorréia (corrimento vaginal esbranquiçado). è indicado para mulheres com pouco fluxo mentrual e já tenha tido mais de uma ou duas gravidez. Contra indicado á presença de miomas, cancer ginecologico, infecções tubarias, alergia ao cobre.

Tabelinha → A tabelinha não vem mais sendo usada como antes devido n ser 100% de eficacia, para fazer o metodo da tabelinha a mulher precisa ter o ciclo menstrual regular sendo assim as mulheres que n sou reguladas não podem usar o metodo da tabelinha.
Procura -se calcular o inicio e o fim do periodo fertil da mulher. Com a ajuda deum a calendario anota-se pelo menos 6 ciclos menstruais com a data do 1º dia da menstruação e duração de cada ciclo. Esse metodo não apresenta eficacia necessaria para sua exclusiva utilização.

Temperatura → Consiste na observação das alterações fisiologicas de temperatura corporal ao longo do ciclo menstrual, após a ovulação a temperatura basal aumenta entre 0,3 e 0,8cº por ação da progesterona.
Deve se verificar a temperatura por 5 minutos pela manha em repouso deve ser de no mínimo 5 horas.Esse procedimento deve ser realizado no primeiro dia da menstruaçãoaté que a temperatura se eleve por 3 dias ferteis essa temperatura deve ser verificada no minimo por 6 ciclo.

Metodo Muco Cervical → Indica o periodo fertil pelas indicações clinicas do muco cervical produzido pelo colo uterino sob influencia dos hormonios ovarianos. A observação deve ser diaria o muco aparecer de 2 a 3 dias após a menstruação no inicio ele é mais liquido e com o passar dos dias chega a seu apíce tendo apresentação transparencia e elastica, indicando que naquele dia e os seguintes ocorrerá a ovulação. As desvantagens desse metodo éque ele é pouco indicado a mulheres que apresentam doenças cervical e para aquelas que apresentam pouco muco.

Coito Interrompido → è a capacidade que o hoem tem de pressintir o momento da ejaculação, é nesse momento que ele retira o pênis da vagina ejaculando fora da cavidade vaginal. A desvantagem desse metodo é que conforme o penis vai soltando o liquido para lubrificar a vagina algumas vezes vai alguns esperma junto e isso pode gerar numa gravidez indesejada.

Laqueadura → Metodo contraceptivo irreversivel que se realiza a secção das tubas de forma que impeça o encontro do espermatozoide com o ovulo.

Vasectomia → Metodo cirurgico irreversivel, realiza-se um corte nos canais deferentes esse metodo impede a passagem dos espermatozoides para o liquido ejaculatorio.

Também pode ser usados o implanon (que é um anticossepcional colocado abaixo  da derme que, irá soltando os hormonios aos poucos), Nuvaring (anel siliconado), Mirena ( DIU  com cobre), Evra (adesivos).
Sendo assim são encontradas essas e mais metodos e maneiras de prevenção para não se ter uma gravidez indesejada, entre tirar uma vida e fazer uma prevenção qual você escolhe ?


Fontes : http://www.saudevidaonline.com.br/ale_aborto.htm , http://www.aborto.com.br

Um comentário:

  1. Não entendo como conseguem abortar com tesoura ou agulha de tricô,o muco não impede entrada desses objetos?

    ResponderExcluir