Pages

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aborto, Direito de viver ou Direito de morrer ?


Vida... A luz que brilha intensamente na existência de um ser
A luz que nos guia no mundo obscuro
Luz que ilumina e que nós dar juízo
Viver... Ficar vivo
Respirar... Inspirar
Sorrir... Chorar
Correr... Andar
Fechar os olhos e dormir
Será você capaz de apagar essa luz e não permitir que ela brilhe?
(poema feito por Alexandre  blog → http://aleh-alexandre.blogspot.com/)

Em outros post que fiz tenho  sido claramente que sou contra o aborto!, assiste na tv esses dias sobre um comercial que esta sendo muito polémico, que da a ideia bem claramente para se fazer o aborto nos países que apoiam o aborto então vou mostrar a vocês as vantagens e desvantagens e deixar vocês decidirem o que acham melhor, e qual você apoiariam ?
Muitas vezes é mais fácil não pensar no assunto quando se tem a ideia de fazer, mais porque não pensar é algo muito feio e doloroso para não ser pensado ?
Abortamento sempre constitui num problema para a humanidade tanto no nível teórico como no pratico, numa grande interrogação para a conciência humana, pois envolve elementos da cultura e ciência.
 Sob o ponto de vista:
  • Medico-legal "abortamento é a interrupção da gravidez antes do termo normal, com a morte do concepto.''
  • Medico "abortamento é a expulsão do concepto de ser viável". 
Tipos de abortamento

I- Espontâneo - acontece sem a intervenção humana.
Provocado - desencadeado por atitude humana intencional ou não.

II- Direto - ação ou intervenção que tenha como fim ou como meio a expulsão de concepto inviável.
    Indireto- ação ou intervenção que indiretamente tenta como efeito a expulsão do concepto inviável.
   Criminoso - expulsão voluntária, provocada, do concepto inviável.

Todos os abortos não são reconhecidos legalmente.
  1. Motivo eugênico → Utilizado para aperfeiçoar a raça humana. Ex: gestante com rubéola. O Abortamento eugênico é confundido com o terapêutico (legalmente aceito).
  2. Motivo social ou sentimental → Utilizado para ocultar uma situação ou para "salva a honra".
  3. Motivo económico → Utilizado pelo fato de mais um filho não ser compatível com a renda familiar.
Abortamento e os códigos.
Juridicamente, o abortamento  é abordado por 2 correntes:
Concepcionista → (aceita a presença da pessoa jurídica a partir da fecundação).
Natalista → (não reconhece no feto qualidade humana).

Código de ética médica
" O médico não deverá provocar abortamento, salvo quando não houver outro meio de salvar a vida da gestante ou quando resultar de estrupo, mas sempre depois do consentimento expresso da gestante ou de seu representante legal "(art.54).
1º) Em qualquer destes casos, expresso na lei, o medico poderá intervir depois do parecer de , pelo menos, dois colegas, ouvidos em conferencia.

2º) Da conferencia será lavrada ata em 3 vias, uma das quais será enviada ao CRM, outra ao diretor clínico do estabelecimento em que se vai realizar a intervenção, ficando a terceira em poder do profissional que executara o ato cirúrgico.

Código de deontologia de enfermagem
"É proibido ao enfermeiro: provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação."

Código Penal Brasileiro 
Art. 124 - Provocar aborto em si mesmo ou consentir que outrem lhe provoque. Pena : Detenção de 1 a 3 anos.
Art. 125 - Provocar aborto sem o consentimento da gestante. Pena: Reclusão de 3 a 10 anos.
Art. 126 - Provocar o aborto com o consentimento da gestante. Pena :  1 a 4 anos.

Paragrafo único.
Aplica-se a pena de 2 artigos anteriores se a gestante não é maior de 14 anos ou é alienada ou débil mental ou se consentimento é obtido mediante fraude, grave ameaça ou violência.
Art. 127 - As penas cominadas nos 2 artigos anterios são aumentadas de 1/3 se, em consequencia do aborto ou dos meios empregados para provoca-lo, a gestante sofre lesão corporal de natureza grave, e são duplicadas se por qualquer dessas causas lhe sobrevém a morte.
Art. 128 - Não se pune aborto provocado por medico:
  1. Se não há outro meio de salvar a vida da mãe;
  2. Se a gravidez resulta de estrupo e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.
O aborto, independente dos códigos, envolve problemas individuais, socias e o conceito que se tem da vida e o valor que a ela se dá. Geralmente o aborto é mais fuga de situação dramática ou de emergencia que uma convicção sobre a sua verdade.

  O que é Aborto?
O Aborto é definido como a Interrupção da gravidez antes que o feto possa sobreviver fora do útero. Popularmente, o termo aborto se refere ao término deliberado ou induzido de uma gravidez, enquanto que o término espontâneo de uma gravidez é chamado de aborto espontâneo .

O que é Aborto Espontâneo ?
É o término acidental de uma gravidez com menos de 20 semanas de gestação. A causa mais comum é um defeito no embrião ou feto que impede seu desenvolvimento natural. O defeito pode ser hereditário, causado pela exposição da mãe a certos medicamentos ou radiação, ou resultar de doenças infecciosas.
O primeiro sintoma de um aborto espontâneo é sangramento vaginal. Isto requer atenção médica imediata. Um feto nascido após cerca de 20 semanas de gestação é chamado natimorto (se nascido morto) ou prematuro (se nascido vivo).
Como é feito o aborto? Tipos de aborto ?

Sucção ou Aspiração
O aborto por sucção pode ser feito até a 12ª semana após o último período menstrual (amenorréia). Este aborto pode ser feito com anestesia local ou geral. Com a local a paciente toma uma injeção intramuscular de algum analgésico. Já na mesa de operação faz um exame pra determinar o tamanho e a posição do útero. Se for anestesia geral, toma-se uma hora antes da operação uma injeção intramuscular de Thionembutal. Inicia então uma infusão intravenosa. O Thionembutalr o tamanho e a posição do útero. Se for anestesia geral, toma-se uma hora antes da operação uma injeção intramuscular de Thionembutal. Inicia então uma infusão intravenosa. O Thionembutal adormece o paciente e um anestésico geral por inalação como o Óxido de Nitroso é administrado através de uma máscara. A partir daí o procedimento é o mesmo da anestesia geral e local. O colo do útero é imobilizado por uma tenáculo, e lentamente dilatado pela inserção de uma série de dilatadores cervicais. Depois está relacionada a quantidade de semanas de gestação. Liga-se esta ponta ao aparelho de sucção, no qual irá evacuar completamente os produtos da concepção. A sucção afrouxa delicadamente o tecido da parte uterina e aspira-o, provocando contrações do útero, o que diminui a perda de sangue. Com a anestesia local, usa-se uma injeção de Ergotrate para contrair, o que pode causar náusea e vômitos.

Curetagem
Na curetagem é feita a dilatação do colo do útero e com uma cureta (instrumento de aço semelhante a uma colher) é feita a raspagem suave do revestimento uterino do embrião, da placenta e das membranas que envolvem o embrião. A curetagem pode ser realizada até a 15ª semana após a última menstruação. Este tipo de aborto é muito perigoso, por que pode ocorrer perfuramento da parede uterina, tendo sangramento abundante. Outro fator importante é que se pode tirar muito tecido, causando a esterilidade.

Drogas e Plantas
Existem muitas substâncias que quando tomadas causam o aborto. Algumas são tóxicos inorgânicos, como arsênio, antimônio, chumbo, cobre, ferro, fósforo e vários ácidos e sais. As plantas são: absinto (losna, abuteia, alecrim, algodaro, arruba, cipómil – homens, esperradura e várias ervas amargas).Todas estas substâncias tem de ser tomadas em grande quantidade para que ocorra o aborto. O risco de abortar é tão grande como o de morrer, ou quase.

MINI-ABORTO
É feito quando a mulher está a menos de 7 semanas sem menstruar. O médico faz um exame manual interno para determinar o tamanho do feto e a posição do útero. Lava-se a vagina com uma solução anti-séptica e com uma agulha fina, anestesia o útero em três pontos, prende-se o órgão com um tipo de fórceps chamado tenáculo, uma sonda de plástico fino e flexível é introduzida no útero. A esta sonda liga-se um aparelho de sucção e remove-se o endométrio e os produtos de concepção. A mulher que faz o mini-aborto, depois da operação pode Ter cólicas uterinas, náuseas, suor e reações de fraqueza. A mesma não pode Ter relações sexuais e nem usar tampão nas 3 ou 4 semanas seguintes para evitar complicações ou infecções.

Envenenamento por sal
É feito do 16ª à 24ª semana de gestação.O médico aplica anestesia local num ponto situado entre o umbigo e a vulva, no qual irá ultrapassar a parede do abdome, do útero e do âmnio ( bolsa d’água). Com esta seringa aspira-se o fluído amniótico, no qual será substituído por uma solução salina ou uma solução de protaglandina.Após um prazo de 24 à 48 horas, por efeito de contrações do feto é expulso pela vagina, como num parto normal. O risco apresentado por este tipo de aborto é a aplicação errada da anestesia, e a solução ter sido injetada fora do âmnio, causando a morte instantânea.

Sufocamento 
 Este método de aborto é chamado de "parto parcial". Nesse caso, puxa-se o bebe pra fora deixando apenas a cabeça dentro, já que ela é grande demais. Daí introduz-se um tubo em sua nuca, que sugará a sua massa cerebral, levando-o à sua morte. Só então o bebê consegue ser totalmente retirado. 

Esquartejamento 
O feto é esquartejado ainda dentro da mãe. Deixando-o em pedaços por pinças e instrumentos pefurocortantes. Retirada do liquido amniótico.Esta é uma das maneiras mais lentas de praticar o aborto: O abortista retira o liquido amniótico de dentro do útero e coloca uma substância contendo sal.

Nas maneiras que são cometidas também caseiramente são usando a agulha de trico, introduzindo a agulha na vagina até provocar o aborto, tenha ele sido ou não retirado de dentro do utero, e corre muito de ser provocado o aborto desta maneira e depois a causadora provocar um hospital e fala que foi acidental ou espontâneo.


Complicações do aborto

 Método da Aspiração

1. Laceração do colo uterino provocada pelo uso de dilatadores.

Consequências:- insuficiência do colo uterino, favorecendo abortos sucessivos no primeiro e no segundo trimestre (10% das pacientes);- partos prematuros, na 20ª ou 30ª semana de gestação.

2. Perfuração do útero

Acontece quando é usada a colher de curetagem ou o aspirador; mais frequentemente, através do histerômetro (instrumento que mede a cavidade uterina). O útero grávido é muito frágil e fino; pode ser perfurado sem que o cirurgião se dê conta. É uma complicação muito séria.
Conseqüências:- infecção e obstrução das trompas, provocando esterilidade;- intervenção para estancar a hemorragia produzida;- perigo de lesão no intestino, na bexiga ou nas trompas;- a artéria do útero, nesses casos, freqüentemente, é atingida, criando a necessidade de histerectomia (extirpação do útero), se não for possível estancar a hemorragia.

3. Hemorragias uterinas

Perda de sangue ou fortes hemorragias causadas pela falta de contração do músculo uterino. As perdas de sangue são mais intensas se a gravidez for avançada. Essas perdas são de 200 ml na 10ª semana de gravidez, 350 na 12ª, 450 na 13ª semana...
Conseqüências:- necessidade de transfusão de sangue;- ablação do útero, se a hemorragia não for estancada.

4. Endometrite (inflamação) pós-aborto (infecção uterina secundária, decorrente do aborto).

Apesar dos antibióticos administrados antes do aborto; há grande incidência de infecções e obstrução de trompas.
Conseqüências:- esterilidade- Gravidez ectópica (fora do lugar apropriado).

5. Evacuação incompleta da cavidade uterina. Necessidade de prolongar a sucção e de fazer uma curetagem imediata.

Danos e conseqüências:- possibilidade de extração do endométrio (mucosa uterina);- formação de aderências no interior do útero e, como conseqüência, esterilidade, frequentemente amenorréia (ausência de menstruação);- possibilidade de placenta prévia na gravidez seguinte, criando a necessidade de cesariana.

 A chamada Extração Menstrual

É possível que a paciente não esteja grávida.
Pode ocorrer uma extração

 Método das Laminárias

(tampão esterilizado feito de algas marinhas)
Pode ocorrer que fique preso tornando-se necessária uma histerectomia (extração do útero).
Conseqüências:- infecções graves por causa da presença de corpo estranho- as mesmas da histerectomia.

 Solução Hipertônica Salina (Gravidez de 12 a 20 semanas)

Complicações muito sérias:- retenção da placenta e hemorragia (50% necessitam de curetagem).
As mesmas complicações que uma curetagem pode produzir, com o agravante de uma possível perfuração do útero e da formação de aderências;- infecção e endometrite (inflamação da mucosa do útero);- hemorragia;- coagulopatia e hemorragia abundante;- intoxicação por retenção de água; efeitos secundários do soro salino e da pituita que podem causar falhas de funcionamento do coração e morte;- perigo de entrada de solução salina na corrente sanguínea da mãe com efeitos mortais;- possibilidade de gravidez mais avançada do que a informada pela mãe e, na ausência de um exame sério, poderia abortar uma criança de 2 quilos ou 2 quilos e meio. Esse tipo de aborto apresenta um perigo dez vezes superior à curetagem. A mortalidade vai de 4 a 22 por mil.
As razões do aborto denominado terapêutico são uma contra-indicação para o aborto através de solução salina.

 Histerectomia (extração total do útero)

Complicações:
Os mesmos perigos e complicações de toda cirurgia intra-abdominal: hemorragia, infecção, peritonite, lesões da bexiga e dos ureteres. Complicações variadas em 38 a 61 por mil.

Complicações tardias do aborto

Insuficiência ou incapacidade do colo uterino.

Dentre todas as complicações, a mais grave é a hemorragia, que transforma a nova gravidez em gravidez de alto risco. 

O aborto criou novas enfermidades: síndrome de ASHERMAN e complicações tardias, que poderão provocar necessidade de cesariana ou de histerectomia. 

Consequencias sobre a criança não nascida 

1 - Sobre a criança abortada:

- dores intensas (o feto é sensível à dor);- morte violenta;- aborto de crianças vivas que se deixam morrer.

2 - Sobre as crianças que nascem depois

Perigos e complicações:- abortos de repetição no primeiro e no segundo trimestre de gravidez;- partos prematuros;- nascimento prematuro, através de cesariana, para salvar a vida da mãe e da criança. Trinta e três por cento de abortos são abortos em que as crianças nascem em posição invertida (de nádegas).- parto difícil, contrações prolongadas;- Gravidez ectópica (fora do lugar) nas trompas, podendo ser fatal para a mãe - para o feto o é sempre - (a gravidez ectópica, nas trompas, é oito vezes mais freqüente depois de aborto provocado;- malformações congênitas provocadas por uma placenta imperfeita;- morte perinatal por prematuridade extra-uterina (50% morrem no primeiro mês de gravidez);- os prematuros que sobrevivem com freqüência são excepcionais (paralisia cerebral, disfunções neurológicas etc.).

Questão psicológica 
 Na mulher → Queda na auto estima pessoal pela destruição do próprio filho;- frigidez (perda do desejo sexual);- aversão ao marido ou ao amante;- culpabilidade ou frustração de seu instinto materno;- desordens nervosas, insônia, neuroses diversas;- doenças psicossomáticas;- depressões;
O período da menopausa é um período crucial para a mulher que provocou aborto. E muitos mais!

Fotos de Aborto aqui →http://www.aborto.com.br/fotos/index.htm

Para quem não quer ter que carregar o fato de ter feito um aborto, para não ter uma gravidez indesejada, é recomendado se que toda familia faça o "Planejamento Familiar".

O que é planejamento familiar ?
Planejamento familiar é o processo pelo qual decide o numero de filhos que terá. alem de ser um direito, o casal deve ter assistencia especializada e ter acesso aos recursos que permitiram optar melhor método.

Métodos aprovados pelo ministério da saúde 
  • Métodos naturais
  • Muco
  • Tabela
  • Temperatura
  • Método de Barreira
  • Camisinha
  • Diafragma
  • Espermicida ou Espermaticida
  • Metodos Hormonais
  • Pílula
  • Método Mecânico
  • DIU
Método de Barreira → Camisinha até pouco tempo conhecida como Camisa de Vênnus a camisinha deve ser utilizada por ambos sexos, ela protege contra doenças sexualmente transmissiveis, além de proteger contra a gravidez indesejada ela não causa alergia por ser feita de latex é facil acesso e deve ser utilizada em todas as relações sexuais inclusive a anal. (Encontra -se gratuitamente em alguns postos de saúde ou nas farmácias).

Diafragma → Segue o método de barreira sendo um anel flexível coberto por uma membrana de borracha ou silicone que é colocada na mulher pela vagina antes de relação sexual + ou - 30 minutos antes e retirada após 06 a 08 horas. Como é um método de barreira ela impede a entrada do espermatozoide no útero. OBS: o diafragma deve ser utilizado concomitante com o espermicida.(encontrado nas farmácias)

Métodos Hormonais → Anticoncepcional Hormonal oral consiste na utilização de composição a base de hormonios o estrogenio e a progesterona que inibem a ovulação pelo bloqueio de um hormonio liberado pela glândula hipofise chmado Gonadotrofina.(Encontrado em farmácias deve se passar antes ao medico para ser calculado devidamente a quantidade de hormonio a ser tomada por casa individuo).

Pílulas Monofásicas → Toma-se uma pílula por dia com a mesma dosagem hormonal ou seja estrogeneo e progesterona, tem seu inicio no 5º dia apóss a mestruação, ate acabar a cartela e tem um intervalo de 7 dias nesse intervalo acontece a descamação do endometrio e consequentemente a mestruação.


Pílulas Multifásicas → Elas apresentam a dosagem hormonal mais baixa do que as pilulas convencionais, toma-se também, uma pilula por dia apresentando dosagens diarias diferentes por isso seguem cores de pilulas diferentes e não causam muito efeito colateral. Obs: Elas devem serem seguidas corretamente por isso não se deve pular ou inverter nenhum dia da cartela.

Minipílulas → Contém dosagem hormonal baixa e é indicada durante o periodo de amamentaçãodeve ser tomada ininterruptamente causando efeitos colaterais quase despercebidos.
Efeitos colaterais : Nauseas, sinsibilidade nas mamas, ganho de peso, retenção de liquidos, alterações do humor, manchas na pele, cefaleia, hipertensão. Sua edicacia diminui com a digestão concomitante de outros medicamentos como antibioticos e ingestão de alcool e useo de drogas.

Anticoncepcionais Injétaveis →  São hormonios injetaveis no musculo as doses tem efeito diferentes podendo durar de 1 a 3 semanas.Dependendo da associação o indice de falha segue os padrões do pílula oral que é 0,1% a 0,6% esse número para injetaveis mensais e para os trimestrais é de 0,3%.

DIU → Dispositivo Intra Uterino, recoberto de cobre inserido na cavidade uterina no primeiro dia da mesntruação, pois existe a dilatação do colo uterino facilitando sua abertura, atua dificultando a passagem do espermatozoide. As desvantagens são: expulsão do dispositivo, dor pélvica, disminorréia (mestruação dificultosa, muitas vezes acompanhada de dor), leucorréia (corrimento vaginal esbranquiçado). è indicado para mulheres com pouco fluxo mentrual e já tenha tido mais de uma ou duas gravidez. Contra indicado á presença de miomas, cancer ginecologico, infecções tubarias, alergia ao cobre.

Tabelinha → A tabelinha não vem mais sendo usada como antes devido n ser 100% de eficacia, para fazer o metodo da tabelinha a mulher precisa ter o ciclo menstrual regular sendo assim as mulheres que n sou reguladas não podem usar o metodo da tabelinha.
Procura -se calcular o inicio e o fim do periodo fertil da mulher. Com a ajuda deum a calendario anota-se pelo menos 6 ciclos menstruais com a data do 1º dia da menstruação e duração de cada ciclo. Esse metodo não apresenta eficacia necessaria para sua exclusiva utilização.

Temperatura → Consiste na observação das alterações fisiologicas de temperatura corporal ao longo do ciclo menstrual, após a ovulação a temperatura basal aumenta entre 0,3 e 0,8cº por ação da progesterona.
Deve se verificar a temperatura por 5 minutos pela manha em repouso deve ser de no mínimo 5 horas.Esse procedimento deve ser realizado no primeiro dia da menstruaçãoaté que a temperatura se eleve por 3 dias ferteis essa temperatura deve ser verificada no minimo por 6 ciclo.

Metodo Muco Cervical → Indica o periodo fertil pelas indicações clinicas do muco cervical produzido pelo colo uterino sob influencia dos hormonios ovarianos. A observação deve ser diaria o muco aparecer de 2 a 3 dias após a menstruação no inicio ele é mais liquido e com o passar dos dias chega a seu apíce tendo apresentação transparencia e elastica, indicando que naquele dia e os seguintes ocorrerá a ovulação. As desvantagens desse metodo éque ele é pouco indicado a mulheres que apresentam doenças cervical e para aquelas que apresentam pouco muco.

Coito Interrompido → è a capacidade que o hoem tem de pressintir o momento da ejaculação, é nesse momento que ele retira o pênis da vagina ejaculando fora da cavidade vaginal. A desvantagem desse metodo é que conforme o penis vai soltando o liquido para lubrificar a vagina algumas vezes vai alguns esperma junto e isso pode gerar numa gravidez indesejada.

Laqueadura → Metodo contraceptivo irreversivel que se realiza a secção das tubas de forma que impeça o encontro do espermatozoide com o ovulo.

Vasectomia → Metodo cirurgico irreversivel, realiza-se um corte nos canais deferentes esse metodo impede a passagem dos espermatozoides para o liquido ejaculatorio.

Também pode ser usados o implanon (que é um anticossepcional colocado abaixo  da derme que, irá soltando os hormonios aos poucos), Nuvaring (anel siliconado), Mirena ( DIU  com cobre), Evra (adesivos).
Sendo assim são encontradas essas e mais metodos e maneiras de prevenção para não se ter uma gravidez indesejada, entre tirar uma vida e fazer uma prevenção qual você escolhe ?


Fontes : http://www.saudevidaonline.com.br/ale_aborto.htm , http://www.aborto.com.br
Continue Reading...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Lição

 
 
No processo de seleção da Volkswagen do Brasil, os candidatos 
deveriam responder a seguinte pergunta: "Você tem experiência"?
A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos. Ele foi 
aprovado e seu texto está fazendo sucesso, e ele com certeza será 
sempre lembrado por sua criatividade, sua poesia, e acima de tudo 
por sua alma.
Redação vencedora
Já fiz cosquinha na minha irmã pra ela parar de chorar,
Já me queimei brincando com vela.
Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto,
Já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo.
Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista.
Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora.
Já passei trote por telefone.
Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.
Já roubei beijo. Já confundi Sentimentos.
Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido.
Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro
Já me cortei fazendo a barba apressado, já chorei ouvindo música no
ônibus.
Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as
mais difíceis de se esquecer.
Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrelas,
Já subi em árvore pra roubar fruta,
Já caí da escada de bunda.
Já fiz juras eternas,
Já escrevi no muro da escola,
Já chorei sentado no chão do banheiro,
Já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.
Já corri pra não deixar alguém chorando,
Já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.
Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado,
Já me joguei na piscina sem vontade de voltar,
Já bebi uísque até sentir dormente os meus lábios,
Já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.
Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso,
Já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de
alguém especial.
Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
Já apostei em correr descalço na rua,
Já gritei de felicidade,
Já roubei rosas num enorme jardim.
Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um 
"para sempre" pela metade.
Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol,
Já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam 
novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão.
Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção,
guardados num baú, chamado coração.
E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita:
"Qual sua experiência?" .
Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência...experiência...
Será que ser "plantador de sorrisos" é uma boa experiência?
Sonhos!!! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!
Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou 
esta pergunta:
Experiência? "Quem a tem, se a todo o momento tudo se renova?".
Continue Reading...

terça-feira, 18 de maio de 2010

Alma Guerreira

ETAPAS DE MINHA VIDA...SOFRIDAS E VENCIDAS....Estive por um tempo ausente pessoa desculpas a meus seguidores, o motivo da ausência foi que n é muito fácil pra mim reviver tudo novamente, é muito penoso para mim recordar todo o meu passado... Mas estou de volta.
Ele ao ver o sangue manchar a cama,levantou-se e friamente disse: "Vá para o banheiro e tome um banho,vai...vai se lavar!"Eu levantei e sai, tonta cambaleando minhas pernas tremiam com dor em todo o meu corpo e o sangue escorrendo pelas minhas pernas, entrei no banheiro e me lavava e o sangue não parava de escorrer pelo chão. Eu já estava tonta e já não conseguia me levantar mais,tentei ficar em pé e desabei sentada no chão do banheiro.Gritei desesperada e chorando muito alto, chamei minha mãe, ele veio ...
Ao ver a poça de sangue no chão me ergueu no colo e me levou para dentro me deitou na cama e disse: "Fique quieta ai que vou buscar sua mãe", há como se eu tivesse condições de ir à algum lugar..Quando minha mãe chegou eu quase já não enxergava mais nada de tanta fraqueza, parecia que eu estava sonhando, flutuando, só senti alguém me erguer e sair correndo comigo no colo. Desmaiei,quando voltei vi que estava dentro de um carro, era um táxi ouvia vozes que pareciam vir de muito longe,direto para o hospital, rápido, médico desmaiei de novo..E me vi feliz, brincando e falando com Deus.. Ele dizia calma filha estou com você e me dava as mãos..Apaguei de vez...
Quando acordei estava em uma sala de hospital com o Dr. M... debruçado sobre mim, fechei os olhos e ouvi quando ele perguntou a minha mãe "Como aconteceu isso? " e ela rapidamente respondeu:
Ela caiu da bicicleta e se feriu foi isso, e ele responde a ela: Por pouco você não perde sua filha. Ela teve uma hemorragia interna muito forte, já mediquei,vamos observar, se não parar só cirurgia....
Entendi nesse momento que eu quase morri e mesmo assim minha mãe protegia quem tanto mal me fazia....
Continue Reading...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aborto, Direito de viver ou Direito de morrer ?


Vida... A luz que brilha intensamente na existência de um ser
A luz que nos guia no mundo obscuro
Luz que ilumina e que nós dar juízo
Viver... Ficar vivo
Respirar... Inspirar
Sorrir... Chorar
Correr... Andar
Fechar os olhos e dormir
Será você capaz de apagar essa luz e não permitir que ela brilhe?
(poema feito por Alexandre  blog → http://aleh-alexandre.blogspot.com/)

Em outros post que fiz tenho  sido claramente que sou contra o aborto!, assiste na tv esses dias sobre um comercial que esta sendo muito polémico, que da a ideia bem claramente para se fazer o aborto nos países que apoiam o aborto então vou mostrar a vocês as vantagens e desvantagens e deixar vocês decidirem o que acham melhor, e qual você apoiariam ?
Muitas vezes é mais fácil não pensar no assunto quando se tem a ideia de fazer, mais porque não pensar é algo muito feio e doloroso para não ser pensado ?
Abortamento sempre constitui num problema para a humanidade tanto no nível teórico como no pratico, numa grande interrogação para a conciência humana, pois envolve elementos da cultura e ciência.
 Sob o ponto de vista:
  • Medico-legal "abortamento é a interrupção da gravidez antes do termo normal, com a morte do concepto.''
  • Medico "abortamento é a expulsão do concepto de ser viável". 
Tipos de abortamento

I- Espontâneo - acontece sem a intervenção humana.
Provocado - desencadeado por atitude humana intencional ou não.

II- Direto - ação ou intervenção que tenha como fim ou como meio a expulsão de concepto inviável.
    Indireto- ação ou intervenção que indiretamente tenta como efeito a expulsão do concepto inviável.
   Criminoso - expulsão voluntária, provocada, do concepto inviável.

Todos os abortos não são reconhecidos legalmente.
  1. Motivo eugênico → Utilizado para aperfeiçoar a raça humana. Ex: gestante com rubéola. O Abortamento eugênico é confundido com o terapêutico (legalmente aceito).
  2. Motivo social ou sentimental → Utilizado para ocultar uma situação ou para "salva a honra".
  3. Motivo económico → Utilizado pelo fato de mais um filho não ser compatível com a renda familiar.
Abortamento e os códigos.
Juridicamente, o abortamento  é abordado por 2 correntes:
Concepcionista → (aceita a presença da pessoa jurídica a partir da fecundação).
Natalista → (não reconhece no feto qualidade humana).

Código de ética médica
" O médico não deverá provocar abortamento, salvo quando não houver outro meio de salvar a vida da gestante ou quando resultar de estrupo, mas sempre depois do consentimento expresso da gestante ou de seu representante legal "(art.54).
1º) Em qualquer destes casos, expresso na lei, o medico poderá intervir depois do parecer de , pelo menos, dois colegas, ouvidos em conferencia.

2º) Da conferencia será lavrada ata em 3 vias, uma das quais será enviada ao CRM, outra ao diretor clínico do estabelecimento em que se vai realizar a intervenção, ficando a terceira em poder do profissional que executara o ato cirúrgico.

Código de deontologia de enfermagem
"É proibido ao enfermeiro: provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação."

Código Penal Brasileiro 
Art. 124 - Provocar aborto em si mesmo ou consentir que outrem lhe provoque. Pena : Detenção de 1 a 3 anos.
Art. 125 - Provocar aborto sem o consentimento da gestante. Pena: Reclusão de 3 a 10 anos.
Art. 126 - Provocar o aborto com o consentimento da gestante. Pena :  1 a 4 anos.

Paragrafo único.
Aplica-se a pena de 2 artigos anteriores se a gestante não é maior de 14 anos ou é alienada ou débil mental ou se consentimento é obtido mediante fraude, grave ameaça ou violência.
Art. 127 - As penas cominadas nos 2 artigos anterios são aumentadas de 1/3 se, em consequencia do aborto ou dos meios empregados para provoca-lo, a gestante sofre lesão corporal de natureza grave, e são duplicadas se por qualquer dessas causas lhe sobrevém a morte.
Art. 128 - Não se pune aborto provocado por medico:
  1. Se não há outro meio de salvar a vida da mãe;
  2. Se a gravidez resulta de estrupo e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.
O aborto, independente dos códigos, envolve problemas individuais, socias e o conceito que se tem da vida e o valor que a ela se dá. Geralmente o aborto é mais fuga de situação dramática ou de emergencia que uma convicção sobre a sua verdade.

  O que é Aborto?
O Aborto é definido como a Interrupção da gravidez antes que o feto possa sobreviver fora do útero. Popularmente, o termo aborto se refere ao término deliberado ou induzido de uma gravidez, enquanto que o término espontâneo de uma gravidez é chamado de aborto espontâneo .

O que é Aborto Espontâneo ?
É o término acidental de uma gravidez com menos de 20 semanas de gestação. A causa mais comum é um defeito no embrião ou feto que impede seu desenvolvimento natural. O defeito pode ser hereditário, causado pela exposição da mãe a certos medicamentos ou radiação, ou resultar de doenças infecciosas.
O primeiro sintoma de um aborto espontâneo é sangramento vaginal. Isto requer atenção médica imediata. Um feto nascido após cerca de 20 semanas de gestação é chamado natimorto (se nascido morto) ou prematuro (se nascido vivo).
Como é feito o aborto? Tipos de aborto ?

Sucção ou Aspiração
O aborto por sucção pode ser feito até a 12ª semana após o último período menstrual (amenorréia). Este aborto pode ser feito com anestesia local ou geral. Com a local a paciente toma uma injeção intramuscular de algum analgésico. Já na mesa de operação faz um exame pra determinar o tamanho e a posição do útero. Se for anestesia geral, toma-se uma hora antes da operação uma injeção intramuscular de Thionembutal. Inicia então uma infusão intravenosa. O Thionembutalr o tamanho e a posição do útero. Se for anestesia geral, toma-se uma hora antes da operação uma injeção intramuscular de Thionembutal. Inicia então uma infusão intravenosa. O Thionembutal adormece o paciente e um anestésico geral por inalação como o Óxido de Nitroso é administrado através de uma máscara. A partir daí o procedimento é o mesmo da anestesia geral e local. O colo do útero é imobilizado por uma tenáculo, e lentamente dilatado pela inserção de uma série de dilatadores cervicais. Depois está relacionada a quantidade de semanas de gestação. Liga-se esta ponta ao aparelho de sucção, no qual irá evacuar completamente os produtos da concepção. A sucção afrouxa delicadamente o tecido da parte uterina e aspira-o, provocando contrações do útero, o que diminui a perda de sangue. Com a anestesia local, usa-se uma injeção de Ergotrate para contrair, o que pode causar náusea e vômitos.

Curetagem
Na curetagem é feita a dilatação do colo do útero e com uma cureta (instrumento de aço semelhante a uma colher) é feita a raspagem suave do revestimento uterino do embrião, da placenta e das membranas que envolvem o embrião. A curetagem pode ser realizada até a 15ª semana após a última menstruação. Este tipo de aborto é muito perigoso, por que pode ocorrer perfuramento da parede uterina, tendo sangramento abundante. Outro fator importante é que se pode tirar muito tecido, causando a esterilidade.

Drogas e Plantas
Existem muitas substâncias que quando tomadas causam o aborto. Algumas são tóxicos inorgânicos, como arsênio, antimônio, chumbo, cobre, ferro, fósforo e vários ácidos e sais. As plantas são: absinto (losna, abuteia, alecrim, algodaro, arruba, cipómil – homens, esperradura e várias ervas amargas).Todas estas substâncias tem de ser tomadas em grande quantidade para que ocorra o aborto. O risco de abortar é tão grande como o de morrer, ou quase.

MINI-ABORTO
É feito quando a mulher está a menos de 7 semanas sem menstruar. O médico faz um exame manual interno para determinar o tamanho do feto e a posição do útero. Lava-se a vagina com uma solução anti-séptica e com uma agulha fina, anestesia o útero em três pontos, prende-se o órgão com um tipo de fórceps chamado tenáculo, uma sonda de plástico fino e flexível é introduzida no útero. A esta sonda liga-se um aparelho de sucção e remove-se o endométrio e os produtos de concepção. A mulher que faz o mini-aborto, depois da operação pode Ter cólicas uterinas, náuseas, suor e reações de fraqueza. A mesma não pode Ter relações sexuais e nem usar tampão nas 3 ou 4 semanas seguintes para evitar complicações ou infecções.

Envenenamento por sal
É feito do 16ª à 24ª semana de gestação.O médico aplica anestesia local num ponto situado entre o umbigo e a vulva, no qual irá ultrapassar a parede do abdome, do útero e do âmnio ( bolsa d’água). Com esta seringa aspira-se o fluído amniótico, no qual será substituído por uma solução salina ou uma solução de protaglandina.Após um prazo de 24 à 48 horas, por efeito de contrações do feto é expulso pela vagina, como num parto normal. O risco apresentado por este tipo de aborto é a aplicação errada da anestesia, e a solução ter sido injetada fora do âmnio, causando a morte instantânea.

Sufocamento 
 Este método de aborto é chamado de "parto parcial". Nesse caso, puxa-se o bebe pra fora deixando apenas a cabeça dentro, já que ela é grande demais. Daí introduz-se um tubo em sua nuca, que sugará a sua massa cerebral, levando-o à sua morte. Só então o bebê consegue ser totalmente retirado. 

Esquartejamento 
O feto é esquartejado ainda dentro da mãe. Deixando-o em pedaços por pinças e instrumentos pefurocortantes. Retirada do liquido amniótico.Esta é uma das maneiras mais lentas de praticar o aborto: O abortista retira o liquido amniótico de dentro do útero e coloca uma substância contendo sal.

Nas maneiras que são cometidas também caseiramente são usando a agulha de trico, introduzindo a agulha na vagina até provocar o aborto, tenha ele sido ou não retirado de dentro do utero, e corre muito de ser provocado o aborto desta maneira e depois a causadora provocar um hospital e fala que foi acidental ou espontâneo.


Complicações do aborto

 Método da Aspiração

1. Laceração do colo uterino provocada pelo uso de dilatadores.

Consequências:- insuficiência do colo uterino, favorecendo abortos sucessivos no primeiro e no segundo trimestre (10% das pacientes);- partos prematuros, na 20ª ou 30ª semana de gestação.

2. Perfuração do útero

Acontece quando é usada a colher de curetagem ou o aspirador; mais frequentemente, através do histerômetro (instrumento que mede a cavidade uterina). O útero grávido é muito frágil e fino; pode ser perfurado sem que o cirurgião se dê conta. É uma complicação muito séria.
Conseqüências:- infecção e obstrução das trompas, provocando esterilidade;- intervenção para estancar a hemorragia produzida;- perigo de lesão no intestino, na bexiga ou nas trompas;- a artéria do útero, nesses casos, freqüentemente, é atingida, criando a necessidade de histerectomia (extirpação do útero), se não for possível estancar a hemorragia.

3. Hemorragias uterinas

Perda de sangue ou fortes hemorragias causadas pela falta de contração do músculo uterino. As perdas de sangue são mais intensas se a gravidez for avançada. Essas perdas são de 200 ml na 10ª semana de gravidez, 350 na 12ª, 450 na 13ª semana...
Conseqüências:- necessidade de transfusão de sangue;- ablação do útero, se a hemorragia não for estancada.

4. Endometrite (inflamação) pós-aborto (infecção uterina secundária, decorrente do aborto).

Apesar dos antibióticos administrados antes do aborto; há grande incidência de infecções e obstrução de trompas.
Conseqüências:- esterilidade- Gravidez ectópica (fora do lugar apropriado).

5. Evacuação incompleta da cavidade uterina. Necessidade de prolongar a sucção e de fazer uma curetagem imediata.

Danos e conseqüências:- possibilidade de extração do endométrio (mucosa uterina);- formação de aderências no interior do útero e, como conseqüência, esterilidade, frequentemente amenorréia (ausência de menstruação);- possibilidade de placenta prévia na gravidez seguinte, criando a necessidade de cesariana.

 A chamada Extração Menstrual

É possível que a paciente não esteja grávida.
Pode ocorrer uma extração

 Método das Laminárias

(tampão esterilizado feito de algas marinhas)
Pode ocorrer que fique preso tornando-se necessária uma histerectomia (extração do útero).
Conseqüências:- infecções graves por causa da presença de corpo estranho- as mesmas da histerectomia.

 Solução Hipertônica Salina (Gravidez de 12 a 20 semanas)

Complicações muito sérias:- retenção da placenta e hemorragia (50% necessitam de curetagem).
As mesmas complicações que uma curetagem pode produzir, com o agravante de uma possível perfuração do útero e da formação de aderências;- infecção e endometrite (inflamação da mucosa do útero);- hemorragia;- coagulopatia e hemorragia abundante;- intoxicação por retenção de água; efeitos secundários do soro salino e da pituita que podem causar falhas de funcionamento do coração e morte;- perigo de entrada de solução salina na corrente sanguínea da mãe com efeitos mortais;- possibilidade de gravidez mais avançada do que a informada pela mãe e, na ausência de um exame sério, poderia abortar uma criança de 2 quilos ou 2 quilos e meio. Esse tipo de aborto apresenta um perigo dez vezes superior à curetagem. A mortalidade vai de 4 a 22 por mil.
As razões do aborto denominado terapêutico são uma contra-indicação para o aborto através de solução salina.

 Histerectomia (extração total do útero)

Complicações:
Os mesmos perigos e complicações de toda cirurgia intra-abdominal: hemorragia, infecção, peritonite, lesões da bexiga e dos ureteres. Complicações variadas em 38 a 61 por mil.

Complicações tardias do aborto

Insuficiência ou incapacidade do colo uterino.

Dentre todas as complicações, a mais grave é a hemorragia, que transforma a nova gravidez em gravidez de alto risco. 

O aborto criou novas enfermidades: síndrome de ASHERMAN e complicações tardias, que poderão provocar necessidade de cesariana ou de histerectomia. 

Consequencias sobre a criança não nascida 

1 - Sobre a criança abortada:

- dores intensas (o feto é sensível à dor);- morte violenta;- aborto de crianças vivas que se deixam morrer.

2 - Sobre as crianças que nascem depois

Perigos e complicações:- abortos de repetição no primeiro e no segundo trimestre de gravidez;- partos prematuros;- nascimento prematuro, através de cesariana, para salvar a vida da mãe e da criança. Trinta e três por cento de abortos são abortos em que as crianças nascem em posição invertida (de nádegas).- parto difícil, contrações prolongadas;- Gravidez ectópica (fora do lugar) nas trompas, podendo ser fatal para a mãe - para o feto o é sempre - (a gravidez ectópica, nas trompas, é oito vezes mais freqüente depois de aborto provocado;- malformações congênitas provocadas por uma placenta imperfeita;- morte perinatal por prematuridade extra-uterina (50% morrem no primeiro mês de gravidez);- os prematuros que sobrevivem com freqüência são excepcionais (paralisia cerebral, disfunções neurológicas etc.).

Questão psicológica 
 Na mulher → Queda na auto estima pessoal pela destruição do próprio filho;- frigidez (perda do desejo sexual);- aversão ao marido ou ao amante;- culpabilidade ou frustração de seu instinto materno;- desordens nervosas, insônia, neuroses diversas;- doenças psicossomáticas;- depressões;
O período da menopausa é um período crucial para a mulher que provocou aborto. E muitos mais!

Fotos de Aborto aqui →http://www.aborto.com.br/fotos/index.htm

Para quem não quer ter que carregar o fato de ter feito um aborto, para não ter uma gravidez indesejada, é recomendado se que toda familia faça o "Planejamento Familiar".

O que é planejamento familiar ?
Planejamento familiar é o processo pelo qual decide o numero de filhos que terá. alem de ser um direito, o casal deve ter assistencia especializada e ter acesso aos recursos que permitiram optar melhor método.

Métodos aprovados pelo ministério da saúde 
  • Métodos naturais
  • Muco
  • Tabela
  • Temperatura
  • Método de Barreira
  • Camisinha
  • Diafragma
  • Espermicida ou Espermaticida
  • Metodos Hormonais
  • Pílula
  • Método Mecânico
  • DIU
Método de Barreira → Camisinha até pouco tempo conhecida como Camisa de Vênnus a camisinha deve ser utilizada por ambos sexos, ela protege contra doenças sexualmente transmissiveis, além de proteger contra a gravidez indesejada ela não causa alergia por ser feita de latex é facil acesso e deve ser utilizada em todas as relações sexuais inclusive a anal. (Encontra -se gratuitamente em alguns postos de saúde ou nas farmácias).

Diafragma → Segue o método de barreira sendo um anel flexível coberto por uma membrana de borracha ou silicone que é colocada na mulher pela vagina antes de relação sexual + ou - 30 minutos antes e retirada após 06 a 08 horas. Como é um método de barreira ela impede a entrada do espermatozoide no útero. OBS: o diafragma deve ser utilizado concomitante com o espermicida.(encontrado nas farmácias)

Métodos Hormonais → Anticoncepcional Hormonal oral consiste na utilização de composição a base de hormonios o estrogenio e a progesterona que inibem a ovulação pelo bloqueio de um hormonio liberado pela glândula hipofise chmado Gonadotrofina.(Encontrado em farmácias deve se passar antes ao medico para ser calculado devidamente a quantidade de hormonio a ser tomada por casa individuo).

Pílulas Monofásicas → Toma-se uma pílula por dia com a mesma dosagem hormonal ou seja estrogeneo e progesterona, tem seu inicio no 5º dia apóss a mestruação, ate acabar a cartela e tem um intervalo de 7 dias nesse intervalo acontece a descamação do endometrio e consequentemente a mestruação.


Pílulas Multifásicas → Elas apresentam a dosagem hormonal mais baixa do que as pilulas convencionais, toma-se também, uma pilula por dia apresentando dosagens diarias diferentes por isso seguem cores de pilulas diferentes e não causam muito efeito colateral. Obs: Elas devem serem seguidas corretamente por isso não se deve pular ou inverter nenhum dia da cartela.

Minipílulas → Contém dosagem hormonal baixa e é indicada durante o periodo de amamentaçãodeve ser tomada ininterruptamente causando efeitos colaterais quase despercebidos.
Efeitos colaterais : Nauseas, sinsibilidade nas mamas, ganho de peso, retenção de liquidos, alterações do humor, manchas na pele, cefaleia, hipertensão. Sua edicacia diminui com a digestão concomitante de outros medicamentos como antibioticos e ingestão de alcool e useo de drogas.

Anticoncepcionais Injétaveis →  São hormonios injetaveis no musculo as doses tem efeito diferentes podendo durar de 1 a 3 semanas.Dependendo da associação o indice de falha segue os padrões do pílula oral que é 0,1% a 0,6% esse número para injetaveis mensais e para os trimestrais é de 0,3%.

DIU → Dispositivo Intra Uterino, recoberto de cobre inserido na cavidade uterina no primeiro dia da mesntruação, pois existe a dilatação do colo uterino facilitando sua abertura, atua dificultando a passagem do espermatozoide. As desvantagens são: expulsão do dispositivo, dor pélvica, disminorréia (mestruação dificultosa, muitas vezes acompanhada de dor), leucorréia (corrimento vaginal esbranquiçado). è indicado para mulheres com pouco fluxo mentrual e já tenha tido mais de uma ou duas gravidez. Contra indicado á presença de miomas, cancer ginecologico, infecções tubarias, alergia ao cobre.

Tabelinha → A tabelinha não vem mais sendo usada como antes devido n ser 100% de eficacia, para fazer o metodo da tabelinha a mulher precisa ter o ciclo menstrual regular sendo assim as mulheres que n sou reguladas não podem usar o metodo da tabelinha.
Procura -se calcular o inicio e o fim do periodo fertil da mulher. Com a ajuda deum a calendario anota-se pelo menos 6 ciclos menstruais com a data do 1º dia da menstruação e duração de cada ciclo. Esse metodo não apresenta eficacia necessaria para sua exclusiva utilização.

Temperatura → Consiste na observação das alterações fisiologicas de temperatura corporal ao longo do ciclo menstrual, após a ovulação a temperatura basal aumenta entre 0,3 e 0,8cº por ação da progesterona.
Deve se verificar a temperatura por 5 minutos pela manha em repouso deve ser de no mínimo 5 horas.Esse procedimento deve ser realizado no primeiro dia da menstruaçãoaté que a temperatura se eleve por 3 dias ferteis essa temperatura deve ser verificada no minimo por 6 ciclo.

Metodo Muco Cervical → Indica o periodo fertil pelas indicações clinicas do muco cervical produzido pelo colo uterino sob influencia dos hormonios ovarianos. A observação deve ser diaria o muco aparecer de 2 a 3 dias após a menstruação no inicio ele é mais liquido e com o passar dos dias chega a seu apíce tendo apresentação transparencia e elastica, indicando que naquele dia e os seguintes ocorrerá a ovulação. As desvantagens desse metodo éque ele é pouco indicado a mulheres que apresentam doenças cervical e para aquelas que apresentam pouco muco.

Coito Interrompido → è a capacidade que o hoem tem de pressintir o momento da ejaculação, é nesse momento que ele retira o pênis da vagina ejaculando fora da cavidade vaginal. A desvantagem desse metodo é que conforme o penis vai soltando o liquido para lubrificar a vagina algumas vezes vai alguns esperma junto e isso pode gerar numa gravidez indesejada.

Laqueadura → Metodo contraceptivo irreversivel que se realiza a secção das tubas de forma que impeça o encontro do espermatozoide com o ovulo.

Vasectomia → Metodo cirurgico irreversivel, realiza-se um corte nos canais deferentes esse metodo impede a passagem dos espermatozoides para o liquido ejaculatorio.

Também pode ser usados o implanon (que é um anticossepcional colocado abaixo  da derme que, irá soltando os hormonios aos poucos), Nuvaring (anel siliconado), Mirena ( DIU  com cobre), Evra (adesivos).
Sendo assim são encontradas essas e mais metodos e maneiras de prevenção para não se ter uma gravidez indesejada, entre tirar uma vida e fazer uma prevenção qual você escolhe ?


Fontes : http://www.saudevidaonline.com.br/ale_aborto.htm , http://www.aborto.com.br

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Lição

 
 
No processo de seleção da Volkswagen do Brasil, os candidatos 
deveriam responder a seguinte pergunta: "Você tem experiência"?
A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos. Ele foi 
aprovado e seu texto está fazendo sucesso, e ele com certeza será 
sempre lembrado por sua criatividade, sua poesia, e acima de tudo 
por sua alma.
Redação vencedora
Já fiz cosquinha na minha irmã pra ela parar de chorar,
Já me queimei brincando com vela.
Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto,
Já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo.
Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista.
Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora.
Já passei trote por telefone.
Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.
Já roubei beijo. Já confundi Sentimentos.
Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido.
Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro
Já me cortei fazendo a barba apressado, já chorei ouvindo música no
ônibus.
Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as
mais difíceis de se esquecer.
Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrelas,
Já subi em árvore pra roubar fruta,
Já caí da escada de bunda.
Já fiz juras eternas,
Já escrevi no muro da escola,
Já chorei sentado no chão do banheiro,
Já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.
Já corri pra não deixar alguém chorando,
Já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.
Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado,
Já me joguei na piscina sem vontade de voltar,
Já bebi uísque até sentir dormente os meus lábios,
Já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.
Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso,
Já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de
alguém especial.
Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
Já apostei em correr descalço na rua,
Já gritei de felicidade,
Já roubei rosas num enorme jardim.
Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um 
"para sempre" pela metade.
Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol,
Já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam 
novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão.
Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção,
guardados num baú, chamado coração.
E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita:
"Qual sua experiência?" .
Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência...experiência...
Será que ser "plantador de sorrisos" é uma boa experiência?
Sonhos!!! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!
Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou 
esta pergunta:
Experiência? "Quem a tem, se a todo o momento tudo se renova?".

terça-feira, 18 de maio de 2010

Alma Guerreira

ETAPAS DE MINHA VIDA...SOFRIDAS E VENCIDAS....Estive por um tempo ausente pessoa desculpas a meus seguidores, o motivo da ausência foi que n é muito fácil pra mim reviver tudo novamente, é muito penoso para mim recordar todo o meu passado... Mas estou de volta.
Ele ao ver o sangue manchar a cama,levantou-se e friamente disse: "Vá para o banheiro e tome um banho,vai...vai se lavar!"Eu levantei e sai, tonta cambaleando minhas pernas tremiam com dor em todo o meu corpo e o sangue escorrendo pelas minhas pernas, entrei no banheiro e me lavava e o sangue não parava de escorrer pelo chão. Eu já estava tonta e já não conseguia me levantar mais,tentei ficar em pé e desabei sentada no chão do banheiro.Gritei desesperada e chorando muito alto, chamei minha mãe, ele veio ...
Ao ver a poça de sangue no chão me ergueu no colo e me levou para dentro me deitou na cama e disse: "Fique quieta ai que vou buscar sua mãe", há como se eu tivesse condições de ir à algum lugar..Quando minha mãe chegou eu quase já não enxergava mais nada de tanta fraqueza, parecia que eu estava sonhando, flutuando, só senti alguém me erguer e sair correndo comigo no colo. Desmaiei,quando voltei vi que estava dentro de um carro, era um táxi ouvia vozes que pareciam vir de muito longe,direto para o hospital, rápido, médico desmaiei de novo..E me vi feliz, brincando e falando com Deus.. Ele dizia calma filha estou com você e me dava as mãos..Apaguei de vez...
Quando acordei estava em uma sala de hospital com o Dr. M... debruçado sobre mim, fechei os olhos e ouvi quando ele perguntou a minha mãe "Como aconteceu isso? " e ela rapidamente respondeu:
Ela caiu da bicicleta e se feriu foi isso, e ele responde a ela: Por pouco você não perde sua filha. Ela teve uma hemorragia interna muito forte, já mediquei,vamos observar, se não parar só cirurgia....
Entendi nesse momento que eu quase morri e mesmo assim minha mãe protegia quem tanto mal me fazia....